O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Evento: Centro Tec. Profis. Delta Organiza Palestra para Comemorar o Dia do Radiologista(8/11) - A radiologia é a especialidade médica que se ocupa em gerar imagens do corpo mediante vários agentes físicos (RX, Ultrasom, Campos Magnéticos, etc) e de utilizar essas imagens para o diagnóstico e em grau menor, para prognóstico e tratamento dos pacientes.

Pode ser separada em:
Radiologia Diagnóstica ou Radiodiagnóstico – se centra principalmente em diagnosticar as enfermidades mediante a imagem.

Radiologia intervencionista – se centra principalmente no tratamento das enfermidades, mediante o emprego de procedimentos cirúrgicos minimamente invasivos guiados por técnicas de imagem.

Os RX foram descobertos há mais de 100 anos por Wilhelm Conrad Roentgen, cientista alemão que estudou os efeitos do tubo de crookes sobre placas fotográficas quando eram submetidos a corrente elétrica. Durante muitos anos a única forma de energia usada era a radiação dos RX. No início dos anos 60 começaram a ser usados aparelhos de ecografia e ultrassonografia.

O emprego do RX foi revolucionário gerando a tomografia computadorizada que permite realizar explorações tridimensionais de todos os órgãos do corpo incorporado ao tubo de RX Giratório um potente receptor capaz de reconstruir as imagens.

Uma das técnicas mais modernas é a imagem de ressonância magnética, com equipamentos contendo potentes dispositivos capazes de gerar campos magnéticos de mais de 2 teslas. Os campos assim gerados são capazes de alinhar ordenadamente o movimento nuclear dos átomos com um número ímpar de núcleos. Quando o campo magnético diminui bruscamente, os movimentos dos átomos do organismo se desalinham, orientando-se cada um em uma direção distinta, emitindo radiações eletromagnéticas em uma faixa de radiofreqüência.

Essas radiações são recolhidas e processadas em um computador reconstituindo imagens do corpo com intensidade maior ou menor de sinal correspondentes aos átomos de hidrogênio do tecido e da água corporal.

A radiologia deve se distinguir da radioterapia, que não utiliza imagens, mas a radiação ionizante (raios x) de maior energia, para o tratamento de enfermidades, como por exemplo reduzir o crescimento de tumores sensíveis à radiação.

Local: Auditorio Da Câmara Municipal - Rolim de Moura - RO

Data: 06/11/2013

Fotos: Carlos Neves

rolim de moura

afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm
afotorm afotorm