O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Rolim de Moura - Município solicita retomada da CAERD

Publicado Afotorm - 27/01/2014

Concessão do serviço de distribuição de água está sem contrato com a estatal havia três anos

Foto: Assessoria.

"No encontro com os membros da PGE ficou acertado que a diretoria da CAERD vai discutir com Confúcio Moura a proposta do município nos próximos dias, para acertar como será o processo de entrega do sistema..."

Está próximo o entendimento entre a Prefeitura de Rolim de Moura e o Governo do Estado de Rondônia, com relação devolução do serviço de tratamento e distribuição de água do município, atualmente feito pela CAERD. A estatal está há pelo menos três anos operando o sistema de forma precária, ou seja, sem contrato legal com o poder executivo local.
Nesta quinta-feira (23), o prefeito em exercício de Rolim, Luizão do Trento, esteve na Procuradoria Geral do Estado (PGE) para tratar do assunto. Ele estava acompanhado do deputado estadual Luiz Cláudio (PTN) que há muito intervém junto ao governador Confúcio Moura para a retomada da distribuição. O chefe do poder executivo estadual sinalizou positivamente para isso.
"Ele disse em público que entregaria a CAERD para o município, para cumprirmos o que diz a Lei. Para isso já está criada a SANEROM, que é a autarquia de saneamento básico, quem vai gerenciar esse sistema. Como a prefeitura não tem condições técnicas e de pessoal para operar a estrutura toda, vamos terceirizar esse setor e promover 100% de água encanada em nossas cidade", explicou.
No encontro com os membros da PGE ficou acertado que a diretoria da CAERD vai discutir com Confúcio Moura a proposta do município nos próximos dias, para acertar como será o processo de entrega do sistema. Atualmente a estatal é alvo de críticas da sociedade rolimourense pela constante falta de água nos bairros e até na região central da cidade.

Agenda do prefeito na capital

Em Porto Velho desde o início desta semana, Luizão do Trento também visitou o Tribunal de Contas do Estado, o Tribunal de Justiça de Rondônia e a SEDUC. No TCE houve o encontro com o conselheiro presidente da entidade, Paulo Cury, que é quem cuida dos processos da prefeitura de Rolim de Moura. A visita foi de rotina e teve o objetivo de estreitar os laços entre as duas instituições.
Já no TJ o prefeito em exercício fui em busca de informações do processo judicial em que as empresas licitantes da construção da UPA, a Unidade de Pronto Atendimento da cidade se envolveram ao participar do certame. O início da obra depende de uma decisão dos desembargadores. Luizão pediu agilidade no processo para que a comunidade não seja mais prejudicada.
Ainda na capital o prefeito em exercício se reuniu com o secretário estadual de educação, Emerson Castro e com a equipe técnica da secretaria. O objetivo foi traçar uma solução conjunta com o Estado para o problema da falta de vagas no ensino fundamental nas escolas municipais. Ficou acertado que o município vai alugar salas de aulas para atender toda a demanda. Já a SEDUC entrará com o apoio mobiliário e profissionais.




 

 

 

 

Fonte: Assessoria De Comunicação - Prefeitura Municipal de Rolim De Moura