O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Rolim de Moura: Secretaria de saúde inicia os trabalhos com os Agentes Comunitários de Saúde

Publicado Afotorm - 10/02/2014


Foto: Carlos Neves.

"A palestra da enfermeira Flavia o tema foi sobre o Vírus do Papiloma Humano (HPV), onde informou aos ACS, que serão vacinadas meninas de 11 anos a 13 anos e a campanha iniciará em 10 de março, a vacinação será nos colégios e postos de saúde, os agentes estarão informando mais sobre a vacina em suas próximas visitas..."

Nesta sexta-feira 07/02/14 a Secretaria Municipal de Saúde iniciou os trabalhos com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), já como de costume essas reuniões acontecem todas as 2°sextas feiras de cada mês, são palestras e divulgação de vacinas essa 1ª Reunião do ano aconteceu no Auditório Da Câmara Municipal de Rolim De Moura.
Nesta 1° reunião do ano a primeira palestra foi sobre DIARRÉIA ministrada pelo técnico de enfermagem Paulo.
A secretaria de saúde notou que esta sendo identificados poucos casos de diarréia no município, sabe-se que há um número maior de casos na população, então foi cobrado dos ACS que ficassem mais atentos a esta doença, ressaltando que insistisse em perguntar as famílias em suas visitas. O agente de saúde é preciso identificar esta doença para que a secretaria de saúde tome as providencias para descobrir o foco, ex. Água contaminada.
O Dr. Antonio Geovane médico do PSF Boa Esperança, disse "as vezes o profissional pergunta se alguém da família teve diarréia; ele diz não, mas se perguntar teve caganeira, dor de barriga e outros nomes populares, acaba descobrindo que sim, tive experiências própria em meu consultório,"afirmou Dr. Geovane.
O outro tema da palestra foi a VACINA De VITAMINA A com a técnica de enfermagem Roselena.
A vacina de VITAMINA (A) é uma novidade para os pais, essa vacina não fazia parte do calendário vacinal das crianças e agora os agentes estarão divulgando, o porquê dessa vitamina A, ela fará parte do cartão de vacinas das crianças menores de cinco (5) anos e os menores de seis meses não receberam a vitamina, os agentes vão informar as mães sobre os benefícios que trará as crianças que receber a vitamina A. Esta vacina deve ser aplicada de seis em seis meses até completar cinco (5) anos de vida.
A palestra da enfermeira Flavia o tema foi sobre o Vírus do Papiloma Humano (HPV), onde informou aos ACS, que serão vacinadas meninas de 11 anos a 13 anos e a campanha iniciará em 10 de março, a vacinação será nos colégios e postos de saúde, os agentes estarão informando mais sobre a vacina em suas próximas visitas.
Dr. Geovane também explicou porque a vacina de HPV é somente para meninas dessa faixa etárias, é que se acredita que, elas ainda não tiveram a primeira relação sexual e não entraram em contato com o vírus HPV, enquanto as meninas de idade mais avançadas, pode ser que já tenham sido contaminadas com o vírus, reforçou o doutor, é o que diz o Ministério da Saúde.
O encerramento foi com a enfermeira Quezia que passou mais informações aos ACS sobre as próximas campanhas de vacinas.

Por Luzia Domingues - Afotorm