O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Rolim de Moura: Eleição para conselheiro tutelar neste domingo

Publicado Afotorm - 14/02/2014

Vinte candidatos disputam cinco vagas. Votação acontece das 08h às 17h e haverá transporte nas linhas e na cidade

Foto: Assessoria.

"Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alécio Carlos Martins, as urnas eletrônicas já chegaram à cidade..."

O rolimourense vai às urnas neste domingo (16), desta vez para escolher conselheiros tutelares. São 20 candidatos disputando cinco vagas para um mandato de um ano e oito meses. Também serão eleitos outros cinco suplentes, para o caso da falta temporária de alguns dos eleitos. A votação acontece das 08h às 17h na escola estadual Aluízio Pinheiro Ferreira.
Segundo o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Alécio Carlos Martins, as urnas eletrônicas já chegaram à cidade. Os equipamentos são os mesmos da votação convencional, mas seu sistema foi adaptado pelo TRE/RO para a eleição local. Cada candidato recebeu um número e os eleitores das duas zonas eleitorais da cidade votarão normalmente.
"A única diferença é que em cada uma das dez urnas, ou seja, dez seções, os eleitores foram incluídos em ordem alfabética. O eleitor vai chegar à escola e procurar sua sala de votação pela primeira letra do nome. Em cada um dos equipamentos votam uma média de três mil eleitores. Esperamos que esta eleição supere as anteriores", argumentou.
De acordo com a secretária de assistência social do município, Elci Maria, a Prefeitura vai disponibilizar ônibus para todas as linhas rurais de Rolim de Moura para transportar os eleitores até o local de votação. A partir das 07h os carros já estarão passando em cada região. O retorno será por volta das 11h. No período da tarde não haverá transporte para estes locais.
Ela garantiu ainda que pelo menos outros quatro ônibus também farão o transporte gratuito de eleitores na zona urbana. Esses veículos vão passar pelas avenidas Norte Sul e 25 de Agosto, além do anel viário (Av. São Paulo, Travessa Relíquia, Esperantina e Rondônia). O objetivo, segundo ela, é garantir o direito do cidadão de escolher seus representantes no Conselho Tutelar da cidade.
O resultado será dado ainda no domingo, após a apuração que deve acontecer na própria escola. A posse dos novos conselheiros deve acontecer 30 dias depois da eleição. O mandato deverá ir até 2015, quando todos os conselhos tutelares do país deverão unificar suas eleições para um período de até quatro anos. Cada eleito pode tentar a reeleição uma única vez.




 



 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Rolim de Moura