O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Equipe de arqueologia do Cepap e do Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (Mae) realizam as escavações de urnas funerárias ameríndias em Macapá

Publicado Afotorm - 19/02/2014


Foto: Assessoria.

"Luiz elogiou o trabalho do prefeito Cesar Cassol em seu primeiro ano de mandato, relatando que o gestor conseguiu colocar as contas do município em dia..."

A escavação arqueológica está sendo coordenada pelo arqueólogo, diretor do CEPAP, Dr. Edinaldo Nunes Filho que conta com o apoio do dono do terreno e com os serviços de arqueologia com equipe técnica do CEPAP e do Museu de Arqueologia e Etnologia do Amapá (MAE).
Até sábado dia (04/01/2014) foram resgatadas 09 artefatos cerâmicos, sendo: seis urnas funerárias - entre elas três antropomorfas, duas de crianças e uma de adulto, três urnas simples - e três pequenos vasilhames, informamos que ainda existem outros artefatos que serão retirados na segunda-feira (06/01/2014). Adiantamos que o local da escavação foi localizado uma concentração de urnas funerárias com apresentação visível de complexidade funerária, desde tipos complexos de urnas funerárias a enxoval funerário diversificado.
A equipe responsável pelas escavações das urnas funerárias ameríndias e de outros artefatos que foram localizados em um empreendimento residencial na Rodovia JK receberam a imprensa no local para a divulgação dos achados arqueológicos



Urna antropomorfa adulta do sexo masculino

Urnas antropomorfas e urna simples

vasilhame cerâmico

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 



 

Fonte: cepapunifap.blogspot.com.br