O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Câmara de Rolim de Moura faz homenagens às mulheres

Publicado Afotorm - 08/02/2014


Foto: Assessoria.

"As conquistas até então, não foram por mera coincidência, mas fruto de uma luta árdua de muitos anos, as quais têm frutificado nos dias de hoje. Por isso os nossos mais sinceros parabéns a todas as mulheres". Disse Jairo Benetti..."

Em comemoração ao dia internacional da mulher, comemorado no dia 08 de março, o Presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Vereador Jairo Benetti – PSD, acompanhando pelo Vereador Rivanildo Riva – PTC, reuniu todas as funcionárias do poder legislativo para homenageá-las, nessa sexta feira, dia 07 de março, com um dia de antecedência por se tratar de final de semana, último dia de trabalho das servidoras antes da data comemorativa.
Falando as servidoras, Jairo as parabenizou e, agradeceu o trabalho desenvolvido, cada uma dentro daquilo que se propôs, entendendo a importância de cada uma. "Estamos reunidos aqui nesse momento para ratificar a importância de cada uma de vocês em suas atividades e, ao mesmo tempo demonstrar o nosso reconhecimento a todas as mulheres do mundo, aqui representada por vocês. As conquistas até então, não foram por mera coincidência, mas fruto de uma luta árdua de muitos anos, as quais têm frutificado nos dias de hoje. Por isso os nossos mais sinceros parabéns a todas as mulheres". Disse Jairo Benetti.
No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
Conquistas das Mulheres Brasileiras - Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.

 





 

 



 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Rolim de Moura