O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Rolim de Moura: Câmara de Rolim de Moura realiza sessão solene em comemoração ao Dia da África

Publicado Afotorm - 26/05/2014


Foto: Assessoria.

"Varias autoridades prestigiaram a sessão solene..."


O Presidente da Câmara Municipal de Rolim de Moura, Vereador Jairo Benetti-PSD, com a aprovação dos demais, e a presença dos vereadores Gerson Bastos do Solidariedade; Rodnei Paes do PMDB e Vanderilo Nogueira do PHS, além dos Professores Everaldo Lins de Santana, estudioso e defensor da cultura Afro-brasileira, que já esteve na África, Bélgica, o palestrante Dr. Gustavo Gurgel do Amaral que é Mestre e doutorando em Geografia pela UFPR, e várias outras autoridades acadêmicas, abriu a sessão solene falando da instituição do Dia da África e o que a cultura africana tem representado para o povo brasileiro, e no caso em especial para os moradores do Estado de Rondônia.
Chefes de Estado africanos se reuniram na cidade de Adis Abeba, na Etiópia, em 25 de maio de 1963, para enfrentar a subordinação que o continente vinha sofrendo há tempos. A tal subordinação chamou-se colonialismo, neocolonialismo ou partilha da África, que até à data da reunião ainda sofriam de apropriação forçada das suas riquezas humanas e naturais.
Na ocasião, fundou-se a Organização da Unidade Africana (OUA), sendo conhecida hoje como União Africana. A ONU, em 1972 reconheceu a importância desse encontro e instituiu o dia 25 de maio como o Dia de África, que simboliza a luta dos povos do continente africano pela sua independência.
Após a sessão solene, uma programação especial foi elaborada para que se pudesse levar ao conhecimento da população os assuntos relacionados ao tema,tais como:as questões étnicas e raciais em Rondônia em alusão a África, cuja palestra seria proferida pelo Professor Marco Antônio Domingues Teixeira, mas devido a uma acidente ocorrido com o mesmo, foi substituído pelo Professor Gustavo Gurgel que desenvolveu em sua pesquisa de Mestrado, assuntos referentes as sociedades remanescentes de Quilombolas e, que é Professor do Departamento de Arqueologia da UNIR de Porto Velho,onde dentre os demais temas falará do Quilombo de Jesus, territorinidade e relações sócios ambientais do Vale do Guaporé em Rondônia.
Haverá ainda apresentações alusivas ao Dia da África e, a programação deverá se encerrar por volta das 21 horas com palestras sobre os estudos afro-amazônicos e sobre comunicação África e Brasil, tendo como palestrante o Professor Everaldo Lins de Santana.

 

 

 



 



 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Rolim de Moura