O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Parceria entre Inpa e ONG deve recuperar áreas degradadas em RO

Publicado Afotorm - 20/08/2014

Segundo Inpa, a parceria deve recuperar a extensão de matas ciliares.
Ação acontece em Castenheiras, Novo Horizonte e Rolim de Moura.

(Foto: Inpa/Divulgação)

"Inpa firma acordo com Ong para recuperação de
áreas degradadas..."

Um acordo realizado entre o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a ONG Ecoporé deve recuperar áreas degradadas em Rolim de Moura, Novo Horizonte e Castanheiras, municípios das regiões Central e Sul de Rondônia. O acordo conta com o apoio da Petrobras Socioambiental, com o projeto Viveiro Cidadão.
De acordo com o Inpa, a parceria deve recuperar a extensão de matas ciliares - cobertura vegetal nativa que fica às margens de rios, igarapés, olhos d'água e represas - oferecendo mudas de espécies nativas e frutíferas aos proprietários dessas regiões.

Segundo com o José Maria Thomaz Menezes, coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Rondônia (Napro), a parceria irá contruibuir para o desenvolvimento sustentável do estado. "A ênfase será na preservação dos recursos hídricos e com a participação efetiva das comunidades rurais", diz o coordenador.
O presidente da ONG Ecoporé, Marcelo Ferronato, diz que as ações já começaram e atingem cerca de 80 propriedades rurais. Outros 75 hectares de matas ciliares foram recuperados e aproximadamente quatro mil pessoas estão sendo beneficiadas com o projeto. "Queremos expandir para os municípios vizinhos e levar o projeto a capital Porto Velho, mas dependemos de mais recursos, pois o custo do projeto é elevado", informa.




 

 

 




 

 

 

 

 

Fonte: g1.globo.com/ro