O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Meio Ambiente - Ibama apreende 2,5 mil ovos de tartaruga em Rondônia

Publicado Afotorm - 08/10/2014


Apreensão ocorreu durante vistoria na margem do Rio Guaporé, local de desova dos quelônios amazônicos nesta época do ano

Foto:Ibama

Apreensão se deu durante vistoria em um acampamento na margem do Rio Guaporé

No âmbito da "Operação Tabuleiros", realizada no Rio Guaporé, municípios de Costa Marques e São Francisco do Guaporé (RO), a equipe de fiscalização do Ibama juntamente com Policia Ambiental de Rondônia, apreendeu aproximadamente 2.500 ovos de quelônios amazônicos, sendo 1.800 ovos de Podocnemis expansa – Tartaruga-da-Amazônia e 700 ovos de Podocnemis unifilis - Tracajá, além de um jeticá (instrumento tipo arpão, para captura dos animais) e duas redes malhadeiras.

A apreensão se deu durante vistoria em um acampamento na margem do Rio Guaporé. Os infratores não foram localizados, pois evadiram do local, possivelmente por perceberem a presença da fiscalização ambiental.

Nesta época do ano ocorre a desova dos quelônios amazônicos no Rio Guaporé, e com isso os animais e seus ovos tornam-se mais susceptíveis para a captura, para fins de comercialização como alimento.

De acordo com a Lei 9605/98 e o Decreto 6514/08, a captura é proibida, sendo os infratores sujeitos a multa de R$ 5 mil reais por cada ovo ou espécime, além de responderem criminalmente na Justiça.


Fonte: Ibama / www.brasil.gov.br