O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Queimadas em Rondônia

Publicado Afotorm - 09/09/2014

Como acontece todos os anos, a quantidade de queimadas sobre o Brasil aumenta nesta época do ano e a fumaça se espalha por grandes áreas. Com o grande quantidade de focos, a fumaça fica cada vez mais densa e muitas vezes invade as estradas reduzindo perigosamente a visibilidade, especialmente nos Estados do Norte e do Centro-Oeste.

Foto: Satélite Terra – Modis

A imagem em alta resolução do satélite Terra – Modis, operado pela NASA, dos Estados do Unidos.

Em Rondônia é época de muita fumaça no ar e é comum também que a fumaça se espalhe sobre o aeroporto da capital Porto Velho. Durante toda a madrugada deste sábado, o aeroporto local informou problemas de visibilidade por causa da fumaça. Nos piores momentos, no fim da madrugada, a visibilidade nas pistas do aeroporto era de apenas 1000 metros.

A imagem em alta resolução do satélite Terra – Modis, operado pela NASA, dos Estados do Unidos, mostrou claramente a grande quantidade de focos de fogo que estão sobre Rondônia e ao redor de Porto Velho. Os focos aparecem como pontos vermelhos. O circulo azul indica a região de Porto Velho.

Pancadas de chuva podem ocorrer sobre Porto Velho e em vários locais de Rondônia, do Acre e do sul do Amazonas neste fim de semana, mas por enquanto, a frequência da chuva ainda é pequena e não dá conta de acabar completamente com os focos de fogo.

Pelo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, nas últimas 48 horas, Porto Velho tinha o maior número de focos de fogo no país.

 

 

 

Terça-feira de sol forte, calor e tempo firme no TO, no centro-sul de RO e do PA. Muitas nuvens e pancadas de chuva a qualquer hora, no centro do AM e em RR. Nas demais áreas, chuva rápida e isolada a partir da tarde.

 

 

 

 

 

 

 

 


por Josélia Pegorim

Fonte: Clima Tempo