O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Rondônia completou 33 anos de instalação no domingo (4/01/15)

Publicado Afotorm - 06/01/2015

Feriado estadual comemora ascensão de território federal para estado .Estado era constituído por 13 municípios no ano da instalação.

Foto/Internet

rolim-de-moura

Coronel Jorge Teixeira Primeiro Governador de Rondônia

Rondônia completa 33 anos de instalação no domingo (4). O feriado estadual comemora a ascensão de território federal para estado. Criado em 22 de dezembro de 1981, por meio do Projeto de Lei Complementar e aprovado pelo presidente da República, à época João Batista Figueiredo, o estado foi instalado oficialmente em 4 de janeiro de 1982.

De acordo com a historiadora Yeda Pinheiro Borzacov, a cerimônia de instalação ocorreu na sacada do Palácio Presidente Vargas, em Porto Velho. "Participaram da solenidade o ministro Ibraim Abiac, representando o presidente João Batista Figueiredo, e o recém-nomeado governador Jorge Teixeira. A população estava feliz pela conquista", conta.

A historiadora destaca a atuação de Jorge Teixeira nos primeiros anos como estado. "Durante a gestão dele ocorreu o asfaltamento da BR-364, instalação da Unir, construção do Hospital de Base Ary Pinheiro, estruturação do Judiciário em Rondônia, dentre outros", conta a Borzacov.

Rondônia passou 39 anos como território federal e, no ano da criação, o estado era constituído por 13 municípios - Porto Velho (capital), Ariquemes, Cacoal, Colorado do Oeste, Costa Marques, Espigão D'Oeste, Guajará-Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Pimenta Bueno e Vilhena.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

rolim-de-moura

Visita do Presidente da Republica Getulio Vargas a Porto Velho

(foto Internet)

rolim-de-moura

Palácio Getúlio Vargas, em Porto Velho/Rondônia (foto: Sérgio Ramos, em 28 de outubro/2009).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: O nortão - Autor: G1/RO