O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Rolim de Moura: Integrantes da Comissão de Educação verificam situação dos ônibus do transporte escolar

Publicado Afotorm - 13/03/2015

Vereadores verificam os veículos terceirizados que fazem o transporte escolar na Escola Francisca Duran e José Veríssimo

Foto: Assessoria

rolim-de-moura

A visita foi realizada pelos vereadores Gerson Bastos e Márcio Mateus.


Os integrantes da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da Câmara Municipal de Rolim de Moura, que tem como Presidente o Vereador Sérgio Sequessabe, Secretário Marcio Mateus e como Relator o Vereador Gerson Bastos, estiveram na tarde da última quinta feira, verificando os veículos terceirizados que fazem o transporte escolar na Escola Francisca Duran e José Veríssimo, respectivamente.
A visita foi realizada somente pelos vereadores Gerson Bastos e Márcio Mateus, haja vista, que o presidente da comissão, Vereador Sérgio Sequessabe, encontrava-se em outra missão oficial e não pode acompanhar aos demais. Na Escola Francisca Duran os vereadores conversaram com a vice diretora, professores e motoristas para conhecer a realidade do transporte escolar, já que haviam recebido uma denúncia extra oficial com referência a situação dos veículos que transportam os alunos para as instituições.
Apear do não uso do cinto de segurança, um equipamento obrigatório, os veículos que atende a Escola Francisca Duran, apresentam um estado satisfatório, tendo orientado aos motoristas e principalmente às monitoras da necessidade do uso do cinto. "sabemos que é um tabu a ser quebrado, pois a maioria dos alunos não gostam de usar o cinto de segurança, mas é provado que os piores acidentes acontecem domesticamente, quando acreditamos que nada irá acontecer, então se faz necessário que os cuidados sejam redobrados e que seja exigido o uso do cinto para que não possamos nos arrependermos depois", disseram os vereadores.
Já na Escola José Veríssimo localizada na Linha 176, a situação encontrada não foi a mesma, ônibus velhos, falta de cinto de segurança em alguns dosveículos, poltronas com ferros expostos com perigo de alunos se machucarem, além da informação de que alguns deles andam com crianças em pé, foram algumas da situações levantadas. Alguns dos motoristas que ali se encontravam disseram que estavam com ônibus reserva, mas mesmo assim a situação é de grande preocupação.
Outra questão levantada pelos diretores e professores, foi o horário do transporte desses alunos, citando que crianças de 6 ou 7 anos acaba saindo de casa por volta de 6 horas da manhã, retornando após às 13:horas em suas residências, pois a maneira que está sendo realizado o transporte escolar acaba por prejudicar os alunos que ficam por muito tempo no pátio sem estar em sala de aulas. Segundo um Professor da escola já existe um estudo e até um ante projeto entregue ao Diretor de Transporte da Secretaria Municipal de Educação, o qual resolveria o problema.
Várias outras reclamações, dentre elas a situação das estradas e as dificuldades que os veículos tem em adentrar em certas linhas ou travessões, também fizeram parte das solicitações, especialmente dos motoristas. Na Escola José Veríssimo, os vereadores convidaram a Diretora da Instituição juntamente com alguns dos professores para participarem da reunião da Comissão, para que possam leva a efeito sua reivindicações, haja vista, que deverá participar dessa reunião o Diretor de Transporte e a Secretária Municipal de Educação e, juntamente com os vereadores possam chegar a um denominador comum.

 

 

Fonte:Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Rolim de Moura