O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Rolim de Moura: Distribuição de kits para Gestantes na unidade básica de saúde (UBS) José Martins (Planalto)

Publicado Afotorm - 30/06/2015


Foto: Carlos Neves/afotorm

rolim-de-moura

Rolim Moura 26/06/2015 a unidade básica de saúde juntamente com SEMAS, entregou kits para gestantes do bairro.
A equipe de profissionais da unidade vem fazendo um importante trabalho com as gestantes, orientando sobre alimentação, parto normal, aleitamento materno e cuidado umbilical.
A psicóloga Dra. Ana Fuji orienta sobre parto normal e seus benefícios e a recuperação rápida que a mãe obtém após o parto. O parto normal tem muitas vantagens sobre a cesariana, pois o corpo da mulher foi preparado para isso, portanto a recuperação é mais rápida e as chances de surgirem hematomas e infecções na mãe e no bebê são muito menores, pois o parto normal é o término natural de uma gravidez.
A nutricionista Dra. Dejnane instrui sobre a alimentação saudável da gestante durante o tempo gestacional. Existem alguns mitos na alimentação das gestantes, um mito muito forte e ainda presente é a certeza de que a gestante precisa comer por dois. Será que precisa? Não! Não tem necessidade de comer por dois e sim consumir nutrientes por dois. Essa idéia de que gestante com cara de "bolacha" e barriga gigante é saudável está totalmente inadequada. O ganho de peso excessivo na gestação está relacionado com o nascimento de bebês muito grandes, diabetes gestacional, aumento da pressão arterial durante a gestação/parto e em alguns casos necessidade de partos cirúrgicos. Isso é saudável? Por isso, sogra e mãe das futuras mamães, calma com a crença da canjica, cerveja preta, canja entre outras.
A técnica de enfermagem Marisa Bona acompanha com a triagem das gestantes, peso altura e aferição de pressão arterial.
Os agentes comunitários como sempre com papel muito importante, orientando-as essas futuras mamães a estarem presentes nas reunião.
Enfermeira Flavia Delben, acompanha as gestantes pelo menos 06 consultas até o momento do parto. Faz orientação sobre os benefícios do leite materno e cuidado umbilical nos primeiros dias de vida.
O leite materno contém todas as proteínas, açúcar, gordura, vitaminas e água que o seu bebê necessita para ser saudável.
Além disso, contém determinados elementos que o leite em pó não tem,
tais como anticorpos e glóbulos brancos. É por isso que o leite materno protege os bebês de certas doenças e infecções.
Os principais cuidados com o coto umbilical são de higiene. Ele pode ser lavado com água filtrada e sabão neutro, seguindo-se uma boa secagem. A higienização do coto umbilical deve ser feita pelo menos duas vezes ao dia, utilizando-se álcool a 70%.
As gestantes para serem beneficiadas com os kits têm que participar de no mínimo (03) três reuniões.
Os kits contem banheira fraldas, sabonetes, mosquiteiros, coeiros etc..
Finalizando a reunião sessão de fotos e coffee break para as futuras mamães.


 

Por Luzia Domingues/afotorm