O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Guajará Mirim: Duelo da Fronteira é sucesso de público e organização

Publicado Afotorm - 15/10/2015


Foto: Assessoria

rolim-de-moura

Uma festa onde a grande vitória foi da cultura, assim pode ser definido o maior festival folclórico do estado e um dos maiores da região norte. O Duelo da Fronteira depois de ficar sem ser realizado por dois anos, retornou em sua 19° edição este ano, e atraiu um grande numero de pessoas batendo recorde de público em suas três noites nos dias 9, 10 e 11 deste mês.
Para o superintendente da Sejucel Rodnei Paes, a iniciativa em retomar o festival, representa uma grande vitória para a cultura do estado. "É muito gratificante ver o resultado de um trabalho, sendo exibido com tamanha grandeza, através de um festival tão bonito. Com isso quem ganha é a cultura, que depois de dois anos, volta a receber um dos mais belos festivais já vistos no estado. Trabalhamos incansavelmente e o governo de Rondônia não mediu esforços para que o Duelo da Fronteira voltasse a nos presentear com esse belíssimo espetáculo dos bois-bumbás. A Sejucel já trabalha para que no próximo ano, possamos acertar ainda mais e continuar fortalecendo nossos Laços culturais e fomentando a cultura". Finalizou.
O retorno do festival é fruto do esforço e de um trabalho incansável, com iniciativa do governo de Rondônia, por meio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e lazer (Sejucel), além da mobilização de empresários locais, da prefeitura e a comunidade. No final de setembro houve a revitalização do espaço do bumbódromo, que estava com instalações danificadas, devido à ação de vândalos. A parceria com a SUGESPE foi importantíssima onde a sua equipe realizou um conjunto de serviços, como a retirada de entulhos, limpeza da área, terraplanagem, construção de pistas de caminhada, quadra e campo de futebol, além de outros serviços complementares que contribuíram para a um local completamente adequado para receber o festival anual.
O Festival Folclórico Duelo na Fronteira de Guajará Mirim é considerado um dos marcos sobre o desenvolvimento cultural e folclórico do Estado de Rondônia. A brincadeira de Boi (Boi-Bumbá) está presente desde a formação do estado de Rondônia. Estas manifestações iniciaram-se desde o início da estruturação da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré que ligava Guajará a Porto Velho.

 

 

Fonte: Sejucel