O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Pegadas de Dinossauros em São Paulo.

Publicado Afotorm - 02/09/2017

Pegadas com aproximadamente 90 milhões de anos encontrads em pedreira de Araraquara-SP.

Foto: Edson Silva/Folhapress

rolim-de-moura

Lajes de pedra com pegadas de animais pré-histórico

Dezenas de milhões de anos depois de as pegadas de Araraquara (273 km de São Paulo) terem ficado gravadas no paleodeserto da região, condições ambientais menos inclementes permitiram que fósseis "de corpo" --ovos e esqueletos de animais como dinossauros, tartarugas e crocodilos primitivos-- ficassem preservados no interior paulista.

UFSCar abriga em São Carlos maior acervo de pegadas fósseis do país
Há aproximadamente 90 milhões de anos, no final do período Cretáceo, a região era uma variante mais árida do Pantanal: depois de períodos de seca prolongada, grandes enchentes sazonais transformavam o lugar numa zona alagada, repleta de lagoas temporárias e deltas de rios.

 

 


BATISMO

Perto de Monte Alto (356 km de São Paulo), por exemplo, esses períodos de bonança permitiram a preservação de fósseis de saurópodes --nome pelo qual são conhecidos os maiores de todos os dinossauros, herbívoros de pescoço comprido e de cabeça diminuta.

Entre os predadores, destacavam-se grandes crocodilos com pernas relativamente compridas e eretas, acostumados à vida em terra firme, e não nos rios.

Um desses crocodilos adaptados ao ambiente terrestre foi batizado em homenagem a Monte Alto: trata-se do Montealtosuchus arrudacamposi, cuja descoberta veio a público em 2008.

O animal media 1,7 metro e ganhou seu nome de espécie em reconhecimento a Antônio Celso de Arruda Campos, pioneiro da prospecção de fósseis na região.

ONDE VER

Alguns dos exemplos mais bonitos das pegadas podem ser vistos em museus existentes na região.

Interessados de Araraquara encontram as peças no Mapa (Museu de Arqueologia e Paleontologia) da cidade, na rua Voluntários da Pátria, esquina com a avenida Portugal (centro).

Já em São Carlos (232 km de São Paulo), elas estão expostas no Museu de Ciência Professor Mário Tolentino (praça Coronel Sales, s/nº, centro).

 

rolim-de-moura

Editoria de Arte/Editoria de Arte/Folhapress

rolim-de-moura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Por REINALDO JOSÉ LOPES

Fonte: Folha de São Carlos