O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

BRASÍLIA RECEBE EVENTO INÉDITO DE GRANDES COLEÇÕES

Publicado Afotorm - 21/10/2017

Colecionar 2017,

Foto: Imagem/Assessoria

rolim-de-moura

Colecionar 2017, de 24 a 29 de Outubro Em Brasilia DF

A arte, a cultura e o lazer vão se encontrar na Colecionar 2017, de 24 a 29 deste mês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada franca. Pela primeira vez, Brasília recebe um evento de multicolecionismo, que vai reunir em um único espaço filatelistas do mundo inteiro, colecionadores de cédulas e moedas, além dos apaixonados por carros antigos, orquídeas e artesanatos.

A Colecionar 2017 vai abrigar duas grandes exposições de filatelia: a Brasília 2017 – Internacional Stamp Exhibition –, com participação de 55 países, inclusive, com as 16 coleções mais premiadas do mundo −, Grand Prix Club (Fédération Internationale de Philatélie) − e a Exposição Nacional – BRAPEX 2017 −, que terá a participação de todos os estados do país, com coleções raras e valiosas, que são orgulho da filatelia brasileira.

Com o patrocínio dos Correios, a Colecionar 2017 é um evento inovador, cujo diferencial é fazer da arte de colecionar a grande protagonista do Centro de Convenções, durante os seis dias de evento. Para estimular ainda mais a paixão nacional por coleções, a organização buscou parcerias estratégicas para garantir a multiplicidade de temas e de peças, que estarão em exposição e/ou disponíveis para comercialização. Além do envolvimento dos expositores, a participação da Secretaria de Turismo do Governo do Distrito Federal (SETUR- DF) tem sido fundamental na realização deste evento inédito na cidade.

Cédulas e Moedas

A Exposição de Cédulas e Moedas será realizada pela Sociedade Numismática Brasileira (SNB). Ao todo, serão dez coleções que vão encantar os visitantes. Além de raras, são peças que marcaram a história do país e do mundo ao longo do tempo. Dentre elas estão: moedas gregas romanas; as primeiras cédulas que circularam no Brasil; as menores moedas do mundo e, ainda, as comemorativas, como a que celebrou os 400 anos de descobrimento do Brasil, bem como a que marcou a fabricação de um milhão de Fuscas no Brasil.

CÉDULAS E MOEDAS CONTAM HISTÓRIA DO BRASIL NA COLECIONAR 2107

A Sociedade Numismática Brasília (SBN) participa da Colecionar 2017 com dez coleções de cédulas e moedas, que são as peças mais raras do gênero no Brasil. Com elas, a SBN vai contar um pouco da nossa história e chamar a atenção para momentos importantes da vida social e econômica do País.

A Colecionar 2017 começa na próxima terça-feira (27) e vai até ao domingo (29), no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, com entrada franca para todos os públicos. A primeira atividade do evento é um Passeio de Bike, no próximo domingo (22), às 10h, no mesmo local.

Dentre as peças da Exposição mostrada pelo SBN estarão: uma Moeda de 4000 réis 1900 em comemoração aos 400 anos do descobrimento do Brasil (a maior moeda do Brasil); uma Moeda Grega – Thracia/ Tetradrachma em prata do Imperador Lysimachus (296/281 a.c.) com imagem do Imperador Alexandre o Grande e a Medalha em ouro da produção de 1 milhão de fuscas no Brasil 1970.

Numismática: a palavra tem origem no gregoclássico νόμισμα – nomisma, através do latim numisma, moeda) é a ciência que tem por objetivo o estudo das moedas e das medalhas. A numismática clássica divide-se em duas partes distintas:

a teórica, que estuda a nomenclatura numismática e os métodos de classificação e conservação das moedas;

a histórica, que estuda o desenvolvimento da moeda nas diferentes partes do mundo ou de uma região específica, promovendo também a classificação de suas emissões.

Carros antigos

A Exposição de Carros Antigos será apresentada pelo Veteran Car Club, bastante conhecido no Distrito Federal, especialmente, por manter uma exposição fixa, no Museu Vivo da Memória Candanga. Nesta Exposição, o Veteran vai apresentar trinta modelos considerados raros. Dentre eles estão: os primeiros carros importados pelo Brasil; os primeiros carros nacionais e os que não são mais fabricados, chamados "fora de série".

Orquídeas

A Exposição de Orquídeas será realizada pela Sociedade Orquidófila de Brasília, entidade que já tem tradição com as coleções destas flores, que tanto encantam os brasilienses. Nesta Exposição, a entidade vai mostrar orquídeas raras, premiadas nos principais eventos nacionais e, especialmente, as orquídeas que chegam com a primavera e cuja exuberância é ainda maior nesta época do ano.

Artesanato

As coleções de artesanato serão apresentadas por artesãos conhecidos em Brasília e que vão expor, especialmente, peças em cerâmica, porcelana, tecidos e madeiras. O artesanato candango já tem uma longa tradição nos eventos da cidade e, certamente, será uma presença de sucesso no evento.

Uma ampla programação artística está prevista, com a realização de oficinas, encontros e oportunidades de negócios, bem como shows, performances e atividades culturais.

A primeira atividade do Colecionar 2017 será o Passeio de bike, no dia 22/10 (domingo), às 10h, saindo do Centro de Convenções − Eixo Monumental − até a Capela Rainha da Paz, e retorno pela pista contrária. No início do Passeio, a direção dos Correios, que patrocina a Colecionar 2017, fará o lançamento de oito selos, que contam a história da evolução da bike até 1960.

Serviço:

Colecionar 2017 – Passeio de Bike e lançamento de selos

Data: 22/10/2017 – Horário: 10h

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Inscrição: site da Colecionar 2017 (http://www.colecionar2017.com.br/passeio-de-bike/) – A doação de um quilo de alimento não perecível dará direito a uma camiseta.

Exposições e programação artística

Data: De 24 a 29 de outubro

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães

Horários: Das 10h às 22h. No final de semana: das 9h às 18h

Mais informações: Lúcia Muniz (assessora de imprensa)

Contato: maria.lucia1960@gmail – (61) 9 8228 0444

 

 

 

rolim-de-moura

Medalha em ouro da produção de 1 milhão de fuscas no Brasil 1970

rolim-de-moura

Carimbo Comemorativo Colecionar 2017

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 


 


Fonte: www.colecionar2017.com.br