O contedo desta pgina requer uma verso mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Cataratas: um Tour por esta Maravilha!!!!

Na duvida sobre o que escrever, fui atrás do livro “As Melhores Viagens do Mundo: Aonde e quando ir – Os destinos mais fascinantes do Planeta” da Publifolha,  de Craig  Doyle, publicado em 2009. O livro, ricamente ilustrado, é um belíssimo guia de destinos turísticos com os melhores lugares para serem visitados mês a mês. E como estamos no mês de abril, o livro nos sugere de Noruega ao Japão, passando pela Itália, Jamaica e chegando ao Brasil nas lindas Cataratas do Iguaçu, classificada no livro como Maravilha Natural juntamente de Madagascar, Ilhas Galapagos, Lesbos e Banf National Park.
As Cataratas são mesmo as queridinhas de todos nesta época do ano, saindo em matéria especial também na revista Viagem e Turismo. E existe um motivo para todo este alvoroço, é no mês de abril que elas ficam mais potentes devido às chuvas de verão.  Visitei Foz e suas Cataratas em 2005. Encantei-me, ainda não conhecia toda aquela beleza ao vivo e fiz o roteiro básico de todo estreante:
-Compras no Paraguai – segue o segredo: procure com antecedência empresas especializadas em compras no Paraguai. Geralmente os próprios hotéis da cidade oferecem o serviço, cômodo, você tem o traslado ida e volta e indicação das melhores lojas;
-Usina Binacional de Itaipu (WWW.itaipu.gov.br)  considerada a maior geradora de energia limpa e renovável do planeta, é aconselhável ligar e agendar visita com antecedência;
- Restaurante Rafain (www.rafainchurrascaria.com.br) Buffet variadissimo, sendo todas as noites jantar com shows acompanhado de muito churrasco, na Rodovia das Cataratas.
- Parque das Aves (WWW.parquedasaves.com.br): ainda pouco conhecido dos brasileiros, está localizado em frente O Parque Nacional do Iguaçu, podendo chegar bem pertinho de tucanos e lindas araras, conta também com flamingos e um lindo borboletario.
- Cataratas do Iguaçu (WWW.cataratasdoiguacu.com.br) localizada na fronteira entre o sul do Brasil e o norte da Argentina, o parque também é dividido pelos dois países, a melhor vista logicamente é a brasileira mas do lado argentino você percorre uma passarela em cima das quedas d’agua .  Valem também os diversos passeios opcionais pelos dois lados, os mais famosos porem são o passeios de helicóptero e de barco a motor, chegando bem próximo a Garganta do Diabo, principal desfiladeiro. Dentro do parque no lado brasileiro você também pode fotografar quatis, comprar lembrancinhas, almoçar no excelente Porto Canoas e até se hospedar no luxuoso Hotel das Cataratas.
- O segredo de Foz é o planejamento, mas seguem alguns conselhos: Planeje sua viagem com antecedência, independente do modo que vá viajar, de carro, ônibus ou avião.
De carro, pelo Google, duas opções são válidas, mas a média é de 2400 km indo por Douradina no Mato Grosso do Sul ou Maringá e Cascavel no Paraná.
De avião, temos também duas opções de saída, via Porto Velho com a GOL e Ji-Paraná com a TAM sendo code share com a Trip, passagens para adulto ida e volta desde R$ 750,00 fora taxas de embarque e DU. Boa pedida para famílias, à cidade conta com vários hotéis com infra-estruturas de Parque de Diversões. Mas quem quer parque de Diversões com tanta beleza nas Cataratas!.

Texto: Gabriela Gervoni

2010- 2011 -Arquivo Fotogrfico de Rolim de Moura- AFOTORM Todos os direitos reservados.